quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Educação e TIC - missão impossível?

Na era dos avanços tecnológicos, em que se pretende uma educação aberta e colaborativa em rede, para além dos muros da sala de aula, a escola estará preparada para manipular a diversidade de ferramentas que promovem práticas pedagógicas ativas?

Não é uma missão impossível, é antes um desafio para todos os professores que se querem conectar com o Mundo. Para tal, criatividade, inovação, conhecimento de novos softwares são competências a adquirir em formações de qualificação profissional, para que todos os professores sejam capacitados para mudar as suas práticas através de ferramentas tecnológicas eficazes para a construção das aprendizagens e para a formação de estudantes autónomos e responsáveis.   

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Projetos audiovisuais e sua divulgação no Youtube - recursos para promoção do Francês nas escolas

Atualmente, o Francês é uma disciplina com fraca adesão em termos de alunos inscritos no Ensino Secundário.
Ora, uma forma de motivar os alunos a frequentar esta disciplina é precisamente criar projetos ativos, utilizando recursos ditos não tradicionais que possam envolver os alunos numa prática acional, nas atividades letivas, e dar uma maior visibilidade às mesmas na comunidade escolar, como por exemplo, recorrendo à ferramenta audiovisual e ao Youtube como canal de divulgação desses projetos.  
Apresento-vos, pois, duas experiências, no âmbito do tema da Promoção do FLE, que dinamizei no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo (São Domingos de Rana), com duas turmas, uma de 9ºano e outra de 11ºano (que jamais esquecerei!), e com a preciosa colaboração da RTA da escola.
Trata-se da produção de dois videoclips, se assim se pode dizer, cujo conteúdo transpõe os muros da sala de aula. Convido-vos a desfrutar das imagens divertidas e da música francesa!

Já pensaram em criar um livro digital?

"Criar um livro digital" pode ser um projeto inovador e muito giro em qualquer disciplina. Que tal criar uma pequeno conto coletivo de turma na disciplina de Português, ou então, um breve artigo sobre um conteúdo histórico na disciplina de História, em suporte digital? Que tal experimentarem?
Aqui vai um link que vos pode dar umas dicas:

http://www.livrosdigitais.org.br/

Como as NTIC nos podem surpreender...

Vejam este magnífico filme que vai certamente encantar os amantes de livros:
Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore 
 
 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Produção artística de Mike Stilkey feita a partir de livros

O que veem? Livros empilhados  formando uma escultura pintada pelo artista norte-americano Mike Stilkey que utiliza as capas e as lombadas dos livros como se fossem telas, onde desenha e pinta as suas personagens. Que tal?

"Como leitor, o que eu gosto é de ler e dizer, bolas, é exactamente isto que eu sinto e não era capaz de exprimir. Quando um livro me ensina a explicitar emoções que eu sinto, esse é um livro bom."
  
António Lobo Antunes  - Diário de Notícias (1994)


O Sótão do Paraíso - um dos meus tesouros

Este é um dos grandes tesouros que guardo no coração da minha biblioteca: o meu primeiro livro, escrito por mim.
 
 
 
"Num sótão, quatro crianças procuram o tesouro do avô nas caixas e nos baús guardados pelo tempo, sob o olhar atento de seres fantásticos que ali estão presos no silêncio e no pó do passado.
Nesse sótão, acontecem maravilhas: histórias contadas, brincadeiras, diversões, dança, teatrinhos, circo e descobertas de pedaços de vida.
O Sótão do Paraíso é uma alegoria, figurando um lugar mágico, onde estão guardados os valores mais preciosos do passado da família.
Trata-se de um texto infanto-juvenil, género teatral, dividido em oito cenas, que aborda temas como: a infância, o sonho, a imaginação, a fantasia, a liberdade, a ação, em oposição aos valores superficiais, à indiferença, ao comodismo e ao medo."
 
Hoje, procurei, no baú das recordações, informações que me fizessem reviver a existência deste sótão mágico e decidi pesquisar na Net. Por magia, encontrei um link da escola - EB1/JI Condes da Lousã - que divulgou no seu blog a notícia sobre a representação de O Sótão do Paraíso, pelo grupo teatral-Os Contos que Eu te Vou Contar”.  Claro, fiquei comovida, até porque não conheço a escola! É bom saber que a minha história teatral encantou estes meninos.
 
Conclusão: graças ao blog desta escola, fiquei a saber que O Sótão do Paraíso anda por aí a viajar no coração das escolas. 
 
http://condesdalousaazevedo.blogspot.pt/2014/06/grupo-de-teatro-os-contos-que-eu-te-vou.html?showComment=1445450544071#c4627032171661898554
 
O Sótão do Paraíso até já teve direito a um nome numa das salas de aula e a um lugar no coração da biblioteca da Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho!

 
 

Os dez direitos do leitor

Como um romance, de Daniel Pennac, é um livro surpreendente! O autor confronta o leitor com a pressão inerente ao ato de ler que se  traduz em fracasso. Quantas crianças ou jovens não são maravilhados pela leitura por serem obrigados a ler?! Este livro, antes de mais, mostra-nos que a liberdade nos conduz ao prazer da leitura, isenta de regras rígidas, e que todo o leitor tem direitos.
 Eis os dez direitos do leitor, segundo Daniel Pennac, apresentados nas ilustrações engraçadas de Quentin Blake.